Qual o melhor violão para você?



Olá Pessoal!
Muitas pessoas sempre me perguntam sobre qual é a melhor marca, o melhor encordoamento e o melhor tipo de violão dentro de uma boa relação custo x benefício para quem está trilhando seus
primeiros passos no violão.

Bem acredito que se bem respondidas, estas perguntas serão  a diferença entre alguém que começou a aprender e largou o instrumento, e alguém que seguiu a frente e sempre terá o violão ao seu lado. Fiz uma pesquisa através da internet e em meus materiais para tentar sanar essas dúvidas... então vamos as respostas!



Pergunta: O que devemos saber, para escolher o nosso primeiro violão?
Resposta: Quando você for comprar seu primeiro violão tenha em mente que, não precisará necessáriamente de um instrumento profissional para aprender suas primeiras notas, acordes e escalas. Como a maioria das pessoas você pensará no custo envolvido neste processo, e valerá muito mais a pena comprar um instrumento que esteja entre R$250,00 a R$500,00 , do que pagar R$1,500.00 ou mais em um violão, sendo que pouco você conseguirá extrair do instrumento.

 Pergunta: Tudo bem, mas e com referência ao encordoamento, qual escolho?
Resposta: Respondo esta pergunta com uma pequena história: Quando começei, ganhei um violão tonante (na época que ele ainda era uma marca "boazinha"), era um modelo clássico e com cordas de aço. Leigo comecei a tentar tocar (nessa época não se achavam tutoriais pela internet), e depois de uns dois meses lá estava eu, com meus dedos todos calejados, o lado externo da dobra do meu dedo indicador cortada, e eu frustrado pois não conseguia tocar direito, pois tinha que fazer muita força para tocar e comecei a achar que o problema era comigo. Os meses foram passando e demoraram quase 2 anos até eu descobrir que aquele violão não era feito para cordas de aço, e que eu poderia simplesmente trocar as cordas para nylon! O problema é que nunca saberei estimar o quanto poderia ter aprendido em todo esse tempo perdido. Por isso saiba que, nem todo violão que vem com cordas de aço, é feito para utilização com cordas de aço, pois cordas de aço em um instrumento que não for propriamente feito para isto, trará uma dificuldade enorme para quem for tocá-lo (principalmente com pestanas) e, em minha modesta opinião, se você for iniciante deve escolher um violão com as cordas de nylon (e isto não quer dizer que cordas de nylon servem apenas para iniciantes).

 Pergunta: Mas existem diferenças na sonoridade entre um tipo e outro?
Resposta: Sim, e são diferenças bem evidentes. O encordoamento de nylon tem um som mais "doce",  tende a ter durabilidade maior em relação ao aço,  e é mais utilizado em estilos como, bossa, mpb e até samba (eu particularmente gosto bastante das cordas de nylon para qualquer estilo). O encordoamento de aço, tem como principal característica , gerar um som muito mais alto e estridente, ideal (quando em um violão próprio para este tipo de corda) para tocar pop, rock ou blues. Este encordoamento costuma ter durabilidade um pouco menor em relação as cordas de nylon (claro que tudo depende da marca utilizada), e acredito que fica muito melhor em instrumentos com o braço mais longo (Folk por exemplo utiliza aço) e que tenham suporte para aguentar a tensão que este tipo de encordoamento traz.

Pergunta: E quais as marcas mais indicadas para quem está começando?
Resposta: Gianini, Groovin, Eagle, Di Giorgio são marcas  ideais para que está começando, pois possuem modelos de relativa boa qualidade por um preço justo.

Pergunta: Ok Cebola...  e quais modelos você sugere?
Resposta: Bom ai vai uma listinha com alguns modelos que me parecem bem interessantes para os novatos (alguns até para quem ja toca a algum tempo):
 Gianini: Sugestão1 Sugestão2
 Groovin Compare valores
 Di Giorgio Sugestão 1

 Espero ter ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário