O que é uma escala?


   

Bom gente vamos conversar sobre escalas??? Eu sei que muitos estão pensando, "Teoria??? nããããooooo!"


 Mas  acreditem isto pode mudar e aperfeiçoar e muito o modo como tocamos um instrumentomusical! Vou explicar sobre escalas num esquema de perguntas e respostas simuladas e vamos ver no que dá! Chega um Cebola imaginário e pergunta para o Cebola real:

 Pergunta: Cebola! o que é uma escala??



 Resposta: Uma filial de loja de roupas? (brincadeirinha...). Uma escala é, segundo definição que encontrei na wikipédia "uma seqüência ordenada de tons pela freqüência vibratória de sons, (normalmente do som de freqüência mais baixa para o de freqüência mais alta), que consiste na manutenção de determinados intervalos entre as suas notas." Para ficar mais fácil, pense em Dó - Ré - Mí - Fá - Sol - Lá - Si, esta é a escala natural, e mais do que isso, esta escala é a nascente  para todas as outras escalas existentes! Por isso sempre digo, entender as regras dessa escala ja é meio caminho andado para aprender todo o resto do assunto em questão. Vamos um pouco mais adiante, agora pense em Dó - Dó# - Ré - Ré# - Mi - Fá - Fá# - Sol - Sol# - Lá - Lá# - Si - Dó. (escala natural cromática) E agora vocês ja conhecem o que é uma escala cromática!!!(sequêncial de meio tom em meio tom) Estas notas com o sustenido(joguinho da velha) ao lado são chamados semitons, pois estão no meio do caminho entre um tom e outro. Se imaginarmos (tem que imaginar pra entender!) que existe um intervalo (espaço) de 1 tom( tom é só o nome para este espaço!) entre cada nota da escala, ou seja, se eu disse que entre Dó e Ré existe um tom, diremos então que entre Dó e Dó# existe meio(1/2) tom e entre Do# e Ré existe mais meio tom! o que somado logicamente dá 1 tom! Certo? Como estamos olhando para esta escala natural, e percebendo que esta escala será um modelo para todas as outras escalas que criaremos em um futuro não tão distante, temos que dividí-la em graus. e isto fica mais ou menos assim:

 

Nesta Figura (que eu encontrei pela net)aonde aparece a letra "T" temos 1 tom,  na parte de baixo da escala temos os respectivos graus de cada tom.

 Pergunta: Mas Cebola, o que querem dizer as letras "S" em cima desta escala???

 Resposta: Bem meus amigos, é desses "S" que nasce toda a problemática da música, pois sempre, entre o 3® e o 4® grau e entre o 7º e o 1º grau da próxima oitava (quando a escala começa de novo mais aguda neste caso) de uma escala  haverá apenas meio tom de intervalo. Para deixar mais claro, como vocês puderam reparar nesta escala não existe uma nota sustenida entre o mi e o fá, e nem entre o sí e o dó certo? pois então... sendo assim só existe meio tom entre estes graus, logo essas letras "S" querem dizer Semitom. Sendo assim, uma escala músical é tudo isso! Claro que estamos falando aqui da escala natural, mas dela temos de entender que para toda escala músical temos de ter a formula T T S T T T S que é  uma regra, que como aprendemos, tiramos da escala natural!

 Pergunta: Mas e ai Cebola, num vai indo embora não...  e a escala quando é aplicada a outros tons? tipo... escala de Ré, Mi, Fá etc...? Resposta: Isto fica para uma outra aula! Fui! Mas  acreditem isto pode mudar e aperfeiçoar e muito o modo como tocamos um instrumento musical!

Nenhum comentário:

Postar um comentário